segunda-feira, 21 de julho de 2008

A ação do olhar


"Experimentamos uma espécie de frustração diante de uma fotografia, ela provoca, quase sempre, o desejo de mais informação. Queremos saber sobre antes e depois, perguntamos sobre as pessoas, o lugar, o evento, a época. Buscamos a historinha que a imagem insinua e oculta, o texto que falta, falado ou escrito. (...) Como a vida está suspensa, na fotografia, resta a ação de nosso olhar, que percorre e analisa a imagem reparando pormenores insignificantes, computando detalhes que jamais prenderiam nossa atenção ao vivo, emprestando-lhes significados que, muitas vezes, inexistem no contexto real."


(O que é fotografia - Claúdio Araújo Kubrusly)

2 comentários:

  1. Que linda esta imagem!Tem uma potência, uma força incrível. Esta vontade de saber mais, o antes e o depois, a historinha que a imagem insinua, me parece o "off" da cena.Falamos sobre isto no nosso estudo e voltou agora com esta imagem. Muito bom.Acho que tem algo latente neste assunto querendo ser desvendado ou aprofundado.
    Gostei muito.Bjs pra vcs.
    Cintia

    ResponderExcluir
  2. O estranhamento perante a "falta de lógica" junto com a estética (iluminação e contraste) é genial. Pegar o espectador na contramão dentro de uma estética bonita é uma ferramenta muito boa.

    ResponderExcluir