segunda-feira, 8 de setembro de 2008

um olhar na fenomenologia

um pouco de Merleau Ponty para refletir:

- a fenomenologia tem por objetivo descobrir o mundo antes do saber e do conceito- a partir do "ser bruto"-, segundo o jargão merleau pontyano-, e por isso esse é um processo de "deslumbramento", segundo o filósofo, pois o poeta procura, mas nem sempre encontra, apoio na linguagem proferida. Razão pela qual Merleau-Ponty define,na famosa introdução ao seu trabalho mais extenso, a Fenomenologia da percepção, que "a melhor fórmula da redução é um espanto[étonnement] diante do mundo.
- a fenomenologia é o estudo das essências; em nenhum momento ela se afasta da existência, plano em que as idéias não são puras, isto é, regradas de princípio cartesiano(idéias claras e distintas) ou Kantiano(formas de intuição e categorias do entendimento). Sabemos que no mundo vivido as razões estão ocultas, não manifestas, isto é, o instante em que o sujeito e o objeto se abraçam(num primeiro momento a partir do corpo próprio) : nem sujeito, nem objeto.
- procurar a essência do mundo não é procurar o que ele é em idéia, como se ele fosse um objeto para o pensamento , mas a experiência pré objetiva que, segundo Merleau-Ponty, "eu não domino porque é inesgotável"
Por Cristiano Perius

Isto tudo significa muito para nós. Arrisco dizer que estes trechos retirado da matéria sobre Fenomenologia e Estética deveriam ser lidos por nós todos os dias como ponto de partida para a criação. Lógico que sempre discutimos muito sobre a experiência do corpo ou como a vida nos deixa diferentes marcas, fazendo cada um ser o que é e que é exatamente isto que interessa no nosso fazer artístico ; mas é bom demais encontrar uma base teórica para aquilo que acreditamos empiricamente. Para o trabalho que busco juntamente com vcs, isto é uma grande verdade.
Vamos ao trabalho(continuar)
Bjs enorme
Cintia Napoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário